terça-feira, 15 de junho de 2010

100 dicas para vencer no MZ

Planejamento

1. Dificilmente se conseguirá crescer no MZ sem um planejamento razoável. Planejar é fundamental! Devemos “jogar o hoje” pensando sempre no amanhã. Se não o futuro poderá ser ingrato.

2. Procure vender ou até mesmo dispensar jogadores que estejam a baixo do nível técnico do seu time reserva. Claro que sempre analisando se este jogador poderá vir a ser um futuro titular, se treinado corretamente.

3. Fazer contratações de acordo com a necessidade de sua divisão. Naturalmente que ter um bom atacante estrangeiro sempre faz a diferença.

4. Ainda que alguns dirigentes pareçam não sofrer esse efeito, se possível evite realizar mais de 10 transações em menos de 13 semanas por que seu time perde forma – um tipo de forma hipotética que não é representada pelo número de bolas.

5. E quase sempre que se compra um jogador, ele leva um período ainda não consensual para atingir seu ápice de desempenho. Mesmo esse jogador estando com 9 de forma.

6. Planeje seu time com um horizonte mínimo de 8 temporadas, assim você resistirá aos impulsos do imediatismo. Porquê 8? É o tempo para que um juvenil possa pleitear uma vaga no time principal, são dois anos de MZ, as principais flutuações são amortecidas, as divisões altas têm times muito bem estruturados, enfim, muitas e muitas coisas acontecem em 8 temporadas e ao mesmo tempo é um período curto no MZ atual.

7. Não se prenda a fórmulas prontas, pois cada dirigente deve encontrar o seu próprio método de gerenciar o time. Utilize os exemplos apenas como referência, nunca como receita. O que é bom para ele pode não ser para você devido às características relacionadas à criatividade, ansiedade, tempo dedicado ao jogo, vontade e capacidade de resistir a uma subida rápida.

8. A maioria verá que fazer o time crescer não é tão difícil, mas o que é muito difícil é fazer seu time manter o crescimento (se manter em cima), por isto muitos sobem e descem de novo.

9. Trace metas e objetivos

Mercado

10. Procure sempre ficar por dentro dos preços de jogadores que pretende contratar no momento ou que possam vir a ser uma futura contratação. Fazendo isso você poderá estabelecer um valor máximo que deve ou pode pagar pelo atleta, evitando assim desperdício de dinheiro na hora do leilão.

11. Evite vender jogadores aos finais de semana.

12. Os dias com mais dirigentes brasileiros comprando são 2ª, 3ª ou 5ª a noite. Adapte isso para o horário local do país quando vendendo para a Europa, por exemplo.

13. É comum dentro do manager um ciclo de oscilação de preço no começo de temporada. Sempre que começa uma temporada vários times começam a vender seus juvenis a fim de diminuir a folha de pagamento. Neste período, os preços, principalmente de jogadores jovens, despencam. É um ótimo período para se comprar jovens promessas.

14. Sempre que estiver precisando contratar jogador, comece a pesquisar com antecedência no mercado porque, dependendo do horário que o jogador for colocado a venda, há uma diferença de preço. A não ser em casos que o jogador é um super craque. Assim você consegue economizar uns troquinhos a mais.

15. Não saia comprando por impulso.

16. Aprenda a fazer buscas especializadas, limitando atributos, valor de compra, idade e país de origem.

17. Verifique o aniversário do jogador que você pretende comprar.

18. Pergunte, de preferência antes, mas pelo menos depois, tudo que o jogador já treinou, onde tem parcial e onde se deteriora.

19. Aprenda a diferenciar que tipo de jogador vale a pena dar um lance inicial alto, ou dar lance em cima da hora, ou ficar brigando pouco a pouco. Cada perfil de jogador e horário de compra possui características próprias.

Investimento em Jogadores

20. Antes de tudo, investir é preciso.

21. Evite vender jogadores que não estejam travados nos atributos principais (chute, desarme, defesa a gol). A não ser que esteja precisando muito de dinheiro: por motivo de falência ou para trazer um reforço importante. Caso contrário treine-o até maximizar.

22. Ao fazer novas contratações tente comprar, sempre que possível, jogadores que ainda treinam os atributos essenciais.

23. Pergunte ao vendedor sobre as maximizações e as parciais de treinamento do atleta.

24. Conheça o mercado a fundo com o intuito de sempre fazer um bom negócio quando for comprar ou vender jogadores.

25. A transação de jogadores é a melhor forma de se ter lucro dentro do MZ.

26. Sempre que puder, compre jogadores por um preço abaixo da tabela de mercado, treine-os até maximizar e depois os venda.

27. Ao comprar um jogador que, por exemplo, tenha 6 bolas em chute, procure de antemão saber quando valerá este mesmo jogador quando estiver com 7-8 bolas em chute pra então poder traçar uma meta de lucro.

28. A fórmula pra se saber o lucro com a venda de um jogador é:
Lucro (13 semanas) = Valor de venda – (Valor de venda – Valor de compra) x 20% (imposto) - Valor de compra - (salário x 13 )
EX: comprei um jogador com 6 bolas em chute com um salário de 10 mil por 200 mil. Depois de 13 semanas o vendi por 1 milhão.
Lucro = 1.000.000 – (1.000.000 – 200.000) x 0.2 - 200.000 – (10.000 x 13)
Lucro = 1.000.000 – 160.000 – 200.000 – 130.000.
Lucro = 510.000.

29. Tente não perder dinheiro, mas não se concentre nos ganhos em curto prazo, nem aposte tudo em longo prazo. Em três temporadas tudo pode estar diferente.

30. Avalie bem o investimento em juvenis, balanceie, mescle e programe o treinamento de olho no mercado e no time.

31. Pense sempre antes de tudo na grana. O que vai te render mais? Às vezes um jogador bem negociado pode te dar muito lucro, mais que o estádio. Mas é fundamental que se construa o estádio, ainda mais nos moldes atuais da liga.

32. A compra de jogadores prontos para depois revenda é um outro investimento, este, com um prazo mais curto que pode variar de 05 semanas (lucro pequeno de jogador que não vale a pena) até duas ou três temporadas também, mas de lucro maior. O bom é que se você precisar de dinheiro rápido, você pode vender o jogador a qualquer instante. Liquidez.

33. Mesmo os jogadores mais velhos podem render dinheiro. Basta você achar um abaixo do preço médio e pedir valor mínimo de venda acima do mesmo.

34. Não se esqueça: subir de divisão sempre é bom negócio e deve ser a principal meta.

Atributos

35. Velocidade e resistência são essenciais para todos os atletas.

36. Muita velocidade sem resistência não adianta muita coisa.

37. Chute só serve para os pontas e os atacantes. Meias, zagueiros e goleiros não precisam de chute porque eles praticamente não chutam a gol - inclusive meias ofensivos).

38. Desarme é um atributo fundamental para os defensores, importante para os meias e útil para os atacantes.

39. Passe longo é fundamental para os meias e pontas e importante para os zagueiros e goleiros (para reposição de bola, ponto ainda não confirmado).

40. Inteligência influi todas as decisões dentro de campo, sendo importante para todas as posições.

41. Experiência influi em momentos críticos e sob pressão. Quanto mais crítico, mais importante. Por exemplo, fazer o gol ou defender é muito mais crítico do que fazer um passe no meio campo. Da mesma forma, quanto mais importante o jogo, maior a pressão e maior a influência da experiência (logo, em jogos de LO ela pesa muito mais).

42. É preciso ter no elenco jogadores com os atributos bem equilibrados (não adianta ter um zagueiro com 10 em desarme, 1 em resistência e 1 velocidade). Em termos de rendimento é bem melhor ter um atleta com 6 em desarme, 3 em resistência e 3 em velocidade.

43. Nunca esqueça de escolher o melhor capitão para o seu time, ou seja, aquele que obtiver a maior pontuação de acordo com o exemplo abaixo: cada bola em experiência vale 2 pontos; cada bola em inteligência vale 1 ponto. Ex: um jogador que tem 9 em experiência e 4 em inteligência terá um total de (9 x 2) + 4 = 22 pontos.

44. Para bater pênaltis, leve em conta apenas o chute e a experiência do jogador.

Táticas

45. Antes de qualquer coisa, aconselho a todos que puderem comprar o pacote, que o façam, a fim de assistir aos jogos e assim poder arrumar o time da melhor maneira possível.

46. Teste os jogadores em posições diferentes e observe seu desempenho através do Analisador Tático.

47. Posicione o jogador em campo de acordo com suas qualidades.

48. Não perca o foco! Busque uma tática que dê certo e vá montando e buscando jogadores “perfeitos" para esse esquema, e procure fazer variações que não seja muito brusca, pois provavelmente os mesmos jogadores não vão se encaixar tão bem. Caso contrário, nenhum problema.

49. Não mude a tática sempre que perder 2 ou 3 jogos, pois senão estará sempre insatisfeito. Mude sim, quando tiver certeza que é necessário.

50. No começo pode-se seguir aquele ditado: “nada se cria tudo se copia”. Olhe as táticas dos times bem mais antigos e vitoriosos.

51. Estude o simulador e desenvolva seus jogadores naquilo que leve o seu time a ter pelo menos uma formação tática convincente. Acima disso, tente entender porque ganhou ou porque perdeu aquele jogo maluco. Apesar dos que apostam em fatores ocultos, o SIM é estatisticamente lógico.

52. Em jogos importantes, tente fazer sempre uma contra-tática. Uma tática bem armada pode fazer você vencer uma equipe bem mais valiosa que a sua. No Talk sempre há tópicos comentando sobre tática e sobre o comportamento do simulador. Isso é de grande ajuda para os Wanderleys Luxemburgo do game, hehehe.

53. Todo jogador tem que ter o seu motivo para estar dentro da equipe. Assim todos têm uma função, seja ela de investimento ou de jogo no time titular, e um planejamento dentro do time. Assim você pode avaliar sempre um jogador se ele desempenha sua função satisfatoriamente valendo o custo benefício de mantê-lo. Tenho um amigo que mantém ex-juvenis no time apenas para manter a forma do time B. Ora, convenhamos que isto nos dias atuais é inaceitável, pois além de gastar com salário de jogadores que não crescerão mais, atrasa o crescimento do seu time e o benefício é totalmente supérfluo. Assim, como planejar um jogador ex-juvenil para ser titular, mas ele maximiza com 7 bolas no atributo principal, assim, ele não vai mais crescer e sua função está descartada dentro da equipe, devendo ser vendido.

54. Antes de mudar totalmente a tática, tente fazer ajustes finos. Uma sutil mudança de posição em 1 ou 2 jogadores pode mudar totalmente o desempenho do seu time.

Gerais

55. Paciência e persistência acima de tudo. O MZ muda muito, o time oscila bastante, mas no geral a evolução é gradual desde que os fundamentos sejam seguidos.

56. Tente acompanhar seu time diariamente em todos os fatores: LO, LA, CO, CE, amistosos, treinamento, olhando o mercado, e o fórum.

57. Esqueça valor de jogador e time. O que interessa são as bolinhas, e como elas se encaixam em sua tática.

58. Para aqueles que pensam em desistir, siga um exemplo: “sou médico formado pela FMUSP, faço residência médica e não deixo de levar meu time adiante. Só precisamos evitar os exageros!!!”.

59. Esteja atento às mudanças, leia o fórum, leia a TZ, discuta, pergunte, divida, saboreie e divirta-se.

60. Vale um ditado popular em qualquer lista de sugestões e conselhos: "o esperto só acredita em metade, e o gênio sabe em que metade deve acreditar".

61. Ter amigos no jogo é essencial para ser um dirigente de sucesso. É com eles que compartilhamos conhecimentos e aprendemos os segredos e artimanhas do jogo. Sem falar que ajuda bastante na hora de marcar amistosos.

62. Participe das Federações. É uma ótima forma de fazer novos amigos. Todos os estados possuem uma, e ainda há outras que reúnem grupos diversos. Procure aquela que você se identifica mais em termos de valores, forma de funcionamento, nível dos times etc.

Juvenis

63. Tenha sempre juvenis em seu time. Se bem treinados, podem render verdadeiras fortunas após 3 temporadas. Ou então se tornarem titulares.

64. É importante pedir o máximo possível de juvenis, e o mais breve possível (desde que você não entre agora no jogo e na parte final da temporada, caso que vale mais a pena esperar o começo da próxima)! Isso irá refletir totalmente na situação futura do seu time. Alguns deles serão aproveitados no time principal, outros trarão caixa. Com a inflação no MZ, mesmo que um juvenil não te sirva, é muito fácil recuperar o dinheiro do investimento, pois qualquer meia boca se consegue uns 500 mil hoje em dia.

65. Verifique os juvenis de maior potencial através do total de bolas. Não importa muito se ele já vem com 2 ou 4 em um atributo, pois de 4 praticamente todo mundo passa.

66. Os 7 atributos úteis para todos os jogadores, e que portanto tornam um juvenil melhor que o outro são: velocidade, resistência, inteligência, passe curto, passe longo, desarme e controle de bola. Chute é um caso a parte. Se o pacote identificar chute, some estas bolas. Se não, elas são inúteis.

Postura, Valores e Regras

67. Leia as regras.

68. Respeite as regras. Em caso de dúvida, pergunte. Nosso suporte é um dos mais eficientes do mundo em descobrir trapaceiro.

69. Faça do MZ como se deve fazer na vida: honestidade sem perder a competitividade. Deve-se pensar no seu time como um negócio que você abriu e precisa fazê-lo crescer e te dar retorno, esse é o caminho. Resista às tentações do "lado negro da força", mentira tem perna curta e não existe crime perfeito.

70. Não passe a desonestidade à diante. Se alguém mentir intencional, você tem o direito de se defender e até criticar o dirigente mau-caráter, e divulgar o fato diretamente para outros dirigentes ou federações que ele faz parte, por exemplo. Mas não se esqueça que é proibido ofender tanto no fórum como nos LV’s pessoais, bem como usar o fórum para divulgar estes atos desonestos.

71. Procure passar seus conhecimentos e experiências adiante, nem que seja apenas para um amigo mais próximo. O crescimento do jogo está diretamente relacionado ao crescimento dos nossos adversários. Afinal, não teria a menor graça ganhar de todo mundo todo o tempo.

72. Se perguntado e for responder, sempre fale a verdade sobre maximizações, pois a mentira certamente irá atrapalhar o planejamento de outros managers, mas prejudica ainda mais você mesmo, pois reputação vale dinheiro em longo prazo.

73. Trate todos com respeito. Isso vale nas negociações, na forma como se dirige aos outros nas conversas no fórum, QA’s e LV’s, e até mesmo em respeitar o desejo alheio como, por exemplo, não deixar propaganda de jogadores em times que deixam mensagens avisando que não desejam receber.

Estrangeiros do Time

74. Sempre tenha os 3 estrangeiros no seu time. Os estrangeiros são os pilares do time. O ponto de equilíbrio. Eles têm que ser os jogadores que decidem: os craques.

75. Em geral, prefira estrangeiros mais velhos, pois têm um preço mais acessível e farão a diferença no time. Quanto mais baixa a divisão, mais isso é verdade.

76. Os estrangeiros em geral não são investimentos, mas tente pelo menos não perder dinheiro com eles. Isto é, vender pelo menos no mesmo nível de preço que pagou.

Competições

77. É importante participar de todas as Copas Oficiais possíveis porque elas geram uma renda muito satisfatória mesmo para aqueles que não atinjam a fase de playoff’s. Sem falar que aceleram o ganho de bolas em experiência.

78. Participe também de LA’s e CE’s, no mínimo para não perder a renda dos jogos válidos (5 de cada tipo por semana).

79. Além do dinheiro, e mais importante, as competições ajudam também a testar novas táticas e ver como anda o desenvolvimento do seu time em relação a equipes do mesmo nível.

Centro de Treinamento

80. Parece que os jogadores treinam no CT como juvenis até completarem 19 anos. Use isso a seu favor.

81. O CT preferencialmente deve ser usado com o objetivo de treinar jogadores jovens que são ou possam vir a ser craques.

82. Para se obter um melhor rendimento no CT procure treinar os atributos principais e que preferencialmente estejam com um elevado número de bolas (mais que 4).

83. Evite, por exemplo, enviar um atleta profissional pra treinar 4ª em chute ou a 3ª em velocidade ou a 2ª em controle, porque a eficiência que um treinador com 5 bolas tem sobre esse atleta é bem satisfatória se considerarmos o tempo para se ganhar a nova bola e custo de um treinador desse nível. O que não acontece quando usamos esse mesmo treinador para treinar jogadores com 6 ou mais bolas.

84. No CT, procure escolher o melhor pacote para seu jogador, que como regra geral são:

85. Atacante: Chute / Velocidade / Controle de bola

86. Defensor: Desarme / Velocidade / Resistência

87. Meio Campo: Inteligência / Passe Longo / Controle / Desarme

88. Sempre tenha três jogadores no CT, ou planeje ter pelo menos.

89. Na vinda de juvenis, coloque-os no pacote de juvenil para você saber em quais posições eles terão melhor desempenho.

90. Mesmo os juvenis que você não vai deixar no CT podem ser colocados no pacote juvenil para avaliar seu potencial. Utilize a vaga gratuita pra isso. Envie o jogador, olhe o que o pacote mostra, e retire-o. Faça isso para todos os jogadores que, de acordo com o seu planejamento, não vão para o CT treinar.

Treinamento

91. Evite deixar jogadores sem treinador. Isso retarda o ganho da nova bolinha.

92. Procure ter treinadores com um número mínimo de bolas igual ou superior ao número de bolas do atributo a ser treinado pelo jogador.

93. Tenha um treinador para cada atributo que você irá ter por um longo período de jogadores treinando.

94. Procure sempre tentar baixar o salário dos treinadores, oferecendo menos para os novos que se oferecem ao seu clube com o mesmo número de bolas dos que você já tem.

95. Aperfeiçoe seu treinamento para que cada área possua quatro jogadores sempre. Isso otimiza o custo do treinador e a velocidade do treinamento.

Estádio

96. Utilize o Estádio Básico nas primeiras 3-4 temporadas do jogo. Você deixa de investir cerca de R$ 4 milhões, para deixar de ter uma receita de R$ 900 mil por temporada. Porém invista no time, tornando-o competitivo. A maior renda deste jogo vem de ganhar bolinhas, e nas primeiras divisões um bom jogador para o seu time é bem mais barato que no futuro.

97. O Estádio Básico são Hot Dogs e Lojas de Souvenirs na quantidade ideal para o tamanho do estádio, e mais uma e somente uma das demais instalações: Bar, Fast Food, Restaurante e Hotel.

98. Quando decidir por aumentar o estádio, é melhor completar primeiramente a quantidade de bares, depois fast foods, restaurantes, e por último os hotéis. Sem esquecer de planejar o número ideal de cada instalação levando-se em consideração o público de sua divisão.

99. Em relação ao estádio, não é importante despender muita verba em instalações, uma vez que o retorno é pequeno e há um prazo muito longo. Maximize seu lucro com amistosos visualizando, por exemplo, o que construir para um público de 500 pessoas, no MZ manager. Depois, invista aos poucos no fim de cada temporada. Seu dinheiro será muito mais importante para a compra de jovens valores, que poderão trazer um retorno bem maior, ou mesmo para fortalecer o plantel com maiores chances na LO e passagem de fase nas Copas, que traz retorno financeiro, como por exemplo, prêmios, receitas de ingresso e instalações e melhores patrocinadores.

100. DIVIRTA-SE!!!

Por fsbmesquita

Um comentário:

  1. cara adorei as dicas,parabens,se quiser me encontrar no manager entro como wellsonny e meu time é munduri,tenha certeza que essas informações serão muito util para mim,abraço.

    ResponderExcluir